PROJETO ROPE PROMOVE 1º ENCONTRO DE POESIAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARATAÍZES

Aconteceu na noite desta quarta-feira (08) o encerramento do 1º Encontro de Poesia Escolar de Marataízes, no Palácio das Águias. Uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Marataízes através da Secretaria de Defesa Social e Segurança Patrimonial e o Projeto Rope (Ronda Preventiva Escolar), que envolveu cerca de treze escolas da Rede Municipal de Ensino.

O evento, apresentado pela professora Patrícia Costa Rocha contou com a presença do assessor de Gabinete, Eleazar Evangelista, representando do prefeito municipal Tininho Batista, que encontra-se em Brasília, a Superintendente da Defesa Social e gestora do Projeto Rope, Kátia Chammas, representando o secretário de Defesa Social, Anderson Gouveia que também está em Brasília buscando melhorias para a área da segurança de Marataízes, a Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Marilda de Paula Furtado, representando a Secretária de Educação Maria da Penha Louback, a coordenadora do Palácio das Águias e presidente da Academia Marataizense de Letras, Bárbara Péres, o vice presidente, Ricardo Lemos e a Guarda Civil Municipal.

Antes da entrega das medalhas e troféus, os presentes se encantaram com a apresentação de dança contemporânea com as irmãs bailarinas, Mária Lopes e Alice Lopes, produzido pela Madalena Lopes. Apresentação musical “Maratimbês” com os músicos Ricardo Lemos e Reynaldo Monteiro e a declamação das poesias finalistas na voz da atriz Ivini Matos.

Os três finalistas do 1º Encontro de Poesias Escola de Marataízes foram os alunos Cauã Gomes Marvila (EMEIF Maringá), Eric Benevides de Souza (EMEIF Bonifácio João Marvila) e o Arthur Serafim Costa (EMEF Maria da Glória Nunes Nemer). Além dos alunos, as respectivas diretoras das escolas que tiveram seus alunos na final, também foram homenageadas.

“Gostaria de agradecer ao prefeito Tininho Batista e ao secretário de Defesa Social, Anderson Gouveia, pela confiança, a todos os alunos pela participação neste 1º Encontro de Poesias, todos estão de parabéns pelos temas e a qualidade dos textos. A banca examinadora pela colaboração em nos auxiliar na seleção das poesias e ainda gostaria de mensurar menção honrosa à Samyra da Silva Marvila da EMEIF Sebastião de Almeida Ferreira, à diretora Patrícia Moreno (EMEIF Imburi) pela elaboração do portfólio e as pedagogas Mônica e Bruna e a professora Jeorgiane de Jesus Patrício. Aos pais pela confiança no Projeto Rope.” Diz a gestora, Kátia Chammas.

Participaram do projeto de poesias as escolas: José Marcelino (diretora Claudete Nunes), Lagoa Dantas (diretora Elizana) , Maria da Glória Nunes Nemer (diretora Erondina da Silva), Laurea Freire Brumana (diretora Denise Barbosa), Boa Vista do Sul (diretora Marlúcia Brandão) Bonifácio João Marvila (Lizandre) , Curvina (diretora Flávia Ribeiro), Imburi (Patrícia Moreno), José Antônio de Almeida (diretora Valéria) , Maringá (diretora Lizandra), Professora Maria da Costa (diretora Arlyandreia Vargas), Sebastião de Almeida Ferreira (Samyra da Silva) e Jaboti (professora Lucimária Miranda).

Lembrando que todos os poemas produzidos pelos alunos das escolas participantes estão expostos no Varal Literário no Palácio das Águias

Data de Publicação: quinta-feira, 09 de novembro de 2017