Profissionais do PAM de Marataízes recebem treinamento

A Secretaria de Saúde e a Diretoria do Pronto Atendimento Municipal, promoveram neste último sábado (24) um treinamento para implantação do protocolo de Acolhimento e Classificação de risco nos serviços de urgência e emergência para os profissionais Enfermeiros que trabalham no Pronto Atendimento Municipal.

A classificação de risco é uma ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência, que visa avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos á saúde ou grau de sofrimento e não por ondem de chegada, como explicou o Responsável Técnico da Equipe de Enfermagem do Pronto Atendimento Gederson Rigoni.

O treinamento teve a duração de um dia, com a participação de vinte profissionais enfermeiros. O responsável pela equipe de Enfermagem e Enfermeiro Socorrista Gederson Rigoni, foi o responsável por fazer o treinamento.

A ordem de atendimento será feita pela gravidade do paciente e será identificada por cores, são elas:
Vermelho- atendimento de urgência.
Amarelo- Tempo de espera é de até 30 minutos.
Verde- A pessoa pode esperar por duas horas.
Azul- O tempo de espera pode ser de três horas. Essa classificação das cores é referenciada pelo ministério da saúde de acordo com a politica nacional de Atenção às Urgências e Emergências pontuou Gederson Rigoni.

Esse treinamento tem por finalidade também, agilizar o atendimento dos pacientes com classificação de risco, diminuindo o tempo de espera.

"O Paciente grave vai ter um melhor atendimento diminuindo o risco de maiores complicações, melhorando a qualidade da gestão do Pronto Atendimento, garantindo um atendimento acolhedor, orientador e humanizado", explica a Diretora do Pronto Atendimento Municipal Amanda Jabor.

A previsão é que no dia 01 de março, o serviço começe a funcionar em sua totalidade, no Pronto Atendimento, localizado na Barra do Itapemirim.

Data de Publicação: quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018