Campanha de Vacinação contra a Gripe começa nesta segunda em Marataízes

A Prefeitura de Marataízes começa, na próxima segunda-feira (23), a campanha de vacinação contra o vírus influenza no município. As salas de vacinas das Unidades de Saúde da Barra, Caic, Marataízes 1 (próximo aos Correios), Marataízes 2 (chegada de Marataízes) e Lagoa Dantas estarão abertas das 7h30 às 15h, de segunda a sexta-feira.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/ H3N2 e influenza B. A imunização é a forma mais eficaz de reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias e em até 75% os casos de morte por complicações da influenza. Devem ser vacinados quem tem 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas, gestantes, mulheres no período pós-parto (até 45 dias), crianças de 6 meses a menores de 5 anos, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa, professores e trabalhadores do serviço de saúde.

“As vacinas são uma das mais eficientes formas de proteção para sua saúde. Não esqueça o seu documento de identidade e o cartão de vacinação.” Diz o secretário de saúde, Alberto Melo.

A coordenadora de Imunização do município, Lilian Domingues, explica em a vacinação é a estratégia mais importante para evitar novos surtos da doença. Ressalta ainda que a vacina é contraindicada para bebês com menos de 6 meses e pacientes que tenham alergia grave a ovo.

O Dia D, considerado a data mais importante de mobilização nacional, está marcado para 12 de maio, um sábado. Marataízes prepara uma grande mobilização para esse dia.

Data de Publicação: sexta-feira, 20 de abril de 2018