Marataízes e Itapemirim promovem 1º Fórum Litoral-Sul de Combate a Crimes Virtuais

Nesta quinta-feira o ex-secretário de segurança pública do Espírito Santo, André Garcia, esteve no município de Itapemirim para realização de uma palestra no I Fórum Litoral-Sul de Combate a Crimes Virtuais. O evento que aconteceu no auditório da Prefeitura foi uma realização conjunta com o município de Marataízes devido crescente índice desta conduta delituosa.

Em uma fala direta e didática, André Garcia, que também já ocupou o posto de secretário de justiça do Estado, revelou que as chamadas notícias falsas tomam as grandes proporções quando a manchete da mesma se trata de um desafeto pessoal do leitor. Trata-se de uma vingança pessoal daquele que compartilha, explicou.

Uma pesquisa da Usp apontou que mensalmente os brasileiros compartilham 12 milhões de notícias falsas. Muito disso, explica Garcia, se dá pela certeza da impunidade daqueles que praticam esta conduta criminosa.

Existe ainda a chamada pós-verdade que é a interpretação distorcida da realidade para prejudicar uma pessoa ou Administração Pública.

Não obstante, a interpretação distorcida do fato na internet, para constranger alguém ou colocar esta mesma em situação difícil também se configura crime virtual.

Por fim, o palestrante apontou os mecanismos de defesa e responsabilização,uma vez que,segundo o mesmo,uma vez realizada a ação não existe a possibilidade de não responder civil e criminalmente pelo fato que já tiver sido materializado.

Ao final do evento os secretários de defesa social Marcos Duarte Gazzani e Anderson Gouveia, de Itapemirim e Marataízes,respectivamente, participaram da entrega de certificados da última capacitação realizada por André Garcia no município. Na ocasião a Guarda Civil Municipal recebeu instruções sobre integração com a comunidade.

Data de Publicação: segunda-feira, 28 de maio de 2018