Marataízes assina termo de adesão ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo - Paes

Nesta quinta-feira (24), no auditório da Pousada Alto da Praia, no Alto Cancelas em Marataízes o prefeito Robertino Batista da Silva (Tininho) assinou junto ao secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha e o secretário municipal de educação, Evaldo Batista, o Termo de Adesão ao Pacto pela aprendizagem - PAES, tornando-se assim o 68º município capixaba a aderir ao programa desenvolvido pelo Governo do Estado junto com as administrações municipais.

Autoridades municipais e estaduais, profissionais da educação e sociedade civil estiveram presentes neste importante passo dado pela Educação em Marataízes. A abertura contou com duas apresentações dos alunos do 4º e 7º anos da escola Sebastião de Almeida Ferreira, da localidade de Praia dos Cações.

O Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) é uma iniciativa do Governo do Estado, nasceu em 2017 com o objetivo de fortalecer a aprendizagem das crianças desde a educação infantil até as séries finais do ensino fundamental, desenvolvida a partir do estabelecimento de um regime de colaboração entre o estado e as redes municipais de ensino.

A realização de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e as Prefeituras Municipais, tem como objetivo propor ações focadas nas salas de aula, voltadas para resultados de aprendizagem, a partir do diálogo permanente e ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da aprendizagem e a melhoria dos indicadores educacionais dos alunos da educação básica no Espírito Santo.

Com a adesão dos municípios ao pacto pela aprendizagem no Espírito Santo (Paes), envolvendo a união de esforços entre o Governo do Estado, as prefeituras, a sociedade civil e a iniciativa privada, ações serão desenvolvidas focadas nas salas de aulas, que resultem em avanços significativos de aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental.

Segundo o Secretário de Educação do Estado, Haroldo Corrêa, o pacto é uma proposta colaborativa para ter a família engajada no projeto de formação dos futuros cidadãos. Uma ferramenta importante em prol da educação e ainda, atrair as empresas para ajudar nas escolas, seja com estágio, seja com investimentos.

Segundo o prefeito municipal, Robertino Batista da Silva (Tininho), a municipalidade está trabalhando para destinar os investimentos necessários para a educação. Em 2017 foram investidos acima de 40% do orçamento do município em educação. "Educação é uma das nossas prioridades. Estamos executando uma obra que será a redenção do Bairro Filemon Tenório, que é o Caic. R$ 16 milhões estão sendo investidos nesta obra, que atenderá cerca de 700 crianças em tempo integral." destaca.

Além do Caic, a prefeitura iniciou reforma em 13 escolas, somando um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão de reais e em breve outras 4 serão reformadas. Durante o evento o prefeito mostrou interesse na implantação da Escola Viva em Marataízes. "Esperamos que o próximo evento da educação seja a assinatura da implantação de uma Escola Viva", acrescenta.

O Pacto está estruturado em três áreas de atuação: Apoio à Gestão - que envolve a instituição formal do Pacto e a estrutura necessária para o seu funcionamento; o Fortalecimento da Aprendizagem - que se relaciona à padronização de currículo e material didático no ensino fundamental, formação de professores e gestores escolares, monitoramento/avaliação da aprendizagem, estímulo e valorização da produção literária local e leitura dos estudantes e incentivos à melhoria de resultados nas redes de ensino; e também a Infraestrutura e Suporte - que propõe estratégias para suprir demanda por educação infantil e organização das redes visando à otimização de recursos e potencialização de resultados.

O Governo do Estado disponibilizará R$ 50 milhões em recursos próprios para a implantação do Paes e prevê que até o final de 2018 todos os municípios já tenham aderido ao pacto.

Data de Publicação: segunda-feira, 28 de maio de 2018