MARATAÍZES COMEMORA RESULTADOS POSITIVOS NO COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE

A Prefeitura Municipal de Marataízes, por meio da Secretaria de Saúde e a Vigilância Ambiental, continua colocando em práticas diversas ações que auxiliam no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue no município.

De dois de em dois meses, 40 agentes de endemias visitam os bairros, realizando trabalhos de orientação e conscientização sobre ações preventivas contra o mosquito, além de verificar nas residências toda a sua área externa (vasos de plantas e ralos, caixas d’água, etc) e no seu interior (ralos dos banheiros), colocando produto inseticida nesses locais que podem servir como criadouros dos mosquitos.

Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental, Francisco Duarte da Silva Filho (Chiquinho), caso o agente encontre focos de mosquito na residência, o material é colhido para análise em laboratório, na própria Vigilância Ambiental. Após o resultado, o morador é informado se foi negativo ou positivo. Sendo positivo é feita uma ação imediata com inseticida no local do foco. Além disso, o bloqueio contra o mosquito é feito com bomba costal motorizada e com o carro fumacê.

Uma ação que tem chamado a atenção por sua eficiência é o monitoramento por meio de armadilhas, 80 já foram instaladas em pontos específicos nos bairros. O método foi desenvolvido para capturar mosquitos adultos, permitindo que o município tenha uma fotografia semanal da infestação do mosquito, da circulação viral e de possíveis casos humanos. A vistoria das armadilhas é realizada por um agente de endemias que utiliza um aplicativo em um dispositivo móvel. Todo resultado é geoprocessado e disponibilizado através de mapas, gráficos e tabelas e através dos índices, predize-se o risco de epidemia.

Outro importante trabalho realizado pela equipe da Vigilância Ambiental é a presença nos eventos realizados pelas escolas municipais com estandes, aproximando os alunos, pais e professores das ações executadas, além de palestras e teatros, levando informações e conscientização sobre como prevenir a Dengue, Zika e Chikungunya e outras doenças.

E, Marataízes comemora o resultado positivo dessas ações. Em 2017, a Vigilância Ambiental registrou 40 casos notificados e apenas 18 confirmados. Em 2018, nos quatro primeiros meses, foram 23 casos notificados e nenhum confirmado até o momento. “Estamos firmes no dia a dia combatendo o mosquito e os resultados mostram que o trabalho vem sendo feito com eficiência, tanto pelos pelos agentes de endemias quanto pelos moradores. A sociedade entendeu que o combate a dengue é uma luta de todos.” destaca o coordenador.

(Na foto: Equipe de Coordenadores de Marataízes)

Data de Publicação: segunda-feira, 11 de junho de 2018