Prefeitura de Marataízes entrega os CD’s às Bandas vencedoras da Virada Cultural Raul Sampaio - PREFEITURA DE MARATAÍZES - ES

A noite desta quarta-feira (08) foi muito especial para a cultura de Marataízes com a entrega dos CDs para as bandas vencedoras da Virada Cultural Raul Sampaio, promovida em janeiro de 2018 pela Prefeitura Municipal de Marataízes através da Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico. A solenidade aconteceu no belíssimo espaço do Palácio das Águias, em Marataízes.

Dentre os convidados ilustres, tivemos a presença do prefeito municipal Robertino Batista da Silva que recebeu com muita honra e alegria o homenageado do evento, o cantor e compositor Raul Sampaio, que abrilhantou a noite com sua presença. Registramos ainda a presença dos alunos da Escola José Marcelino, da Barra do Itapemirim.

“Gostaria de agradecer a presença dos alunos e das bandas, ao cantor e compositor Raul Sampaio por ter cedido não só o nome mais toda a sua obra para a realização desse evento e que sirva de espelho para todos sabendo a importância que a cultura tem para o município e para a educação e para a formação de cada um. Fico feliz em ter participado desse movimento, agradeço ao prefeito Tininho por receber o projeto e abraçar esse evento, não mediu esforços para a sua realização e por potencializar a sua realização, pois iriamos premiar três bandas e ele sugeriu que fossem cinco, valorizando ainda mais este evento. Espero que outros como este possam acontecer no município. Quero agradecer também a Bárbara Peres por ceder o espaço, ao Alberto Mello, secretário de saúde de Marataízes, um dos idealistas desse projeto, ao Passuka grande parceiro que fez um trabalho fantástico realizado junto às bandas.” Destaca o secretário de turismo, Philipe Verdan.

Os CDs produzidos pela gravadora Life Music, do Passuka e Pablo Motta, foram entregues às bandas Tiurbano, Gelo-Nove, Tata Chamas e as Inflamáveis e KM2R. Apenas a banda Machimbo, terceira colocada do festival, não gravou o CD, por questões pessoais dos integrantes.

Acompanhado pelo filho José Cocco, o cantor e compositor Raul Sampaio deixou a sua mensagem para a nova geração da música. “Estou com 90 anos, diziam que eu não chegaria aos 40 anos. Boa parte dos meus companheiros já foi embora. Nunca pensei que idade pesasse tanto, mas o que interessa é que vocês estão iniciando a vida na música é isso é muito importante. A cultura é o que eleva o povo, pois um povo sem cultura é uma tristeza. Precisamos ler, buscar conhecimento, estimular e se interessar pela cultura. Que vocês sejam felizes na carreira e saibam escolher novo nome que governará o nosso Brasil.” Disse o mestre da música.
Visivelmente emocionado, o prefeito Robertino Batista da Silva, falou do cenário atual de Marataízes, das conquistas e lutas enfrentadas pela administração e destacou: “Marataízes foi emancipado há 20 anos por ter vocação turística e nunca trabalhou-se Marataízes por seu potencial turístico. Os tempos vão mudando e nós amadurecemos. Transformar Marataízes em uma cidade turística é a nossa obrigação e não faremos isso investindo em shows de 200, 400 mil, pois teremos apenas uma alegria efêmera. Precisamos trabalhar o turismo sustentável, atrair as pessoa para Marataízes com o que temos de melhor. Quando escolhi o Palácio das Águias para fazer esse evento foi uma forma de valorizar esse espaço, uma das pouquíssimas recuperações culturais do município. Gostaria de parabenizar às bandas, a presença dos alunos e que vocês, jovens, possam contribuir com o município e que possam ajudar a discutir o turismo em 2019, como devemos trabalhar com um custo menor para que possamos fazer turismo sem esquecer de cuidar do ser humano.”

Na ocasião, o prefeito de Marataízes recebeu uma homenagem especial da organização do evento, por incentivar a cultura, enaltecendo o talento das bandas regionais com a realização da Virada Cultural Raul Sampaio.

Relembrando
Realizado em janeiro de 2018, Marataízes viveu três dias intensos do festival de música “Virada Cultural Raul Sampaio”, realizado na Pracinha do Erivelto. O evento abriu portas para dez bandas selecionadas dentre 59 inscritas, vindas de todas as partes do Brasil. Entre estes foram premiadas as cinco melhores bandas com a gravação do CD, sendo as três primeiras colocadas, com prêmio em dinheiro. No palco da virada vários estilos musicais se encontraram e encantaram o público.

A vencedora veio de Cachoeiro de Itapemirim, com quinze anos de formação, o grupo de amigos da Banda Tiurbano conquista o primeiro lugar da Virada Cultural Raul Sampaio, levando o prêmio de R$ 5 mil reais e a gravação de um CD com 12 faixas. Uma banda de estilo próprio, porém com influências de grandes bandas nacionais e internacionais, a Tiurbano não perde as raízes com músicas temperadas com pitadas de rock e muito romantismo, que retratam as nuances da noite da juventude, os problemas sociais e as grande paixões humanas. O primeiro album da banda foi gravado em 2006, “A Caminhada é Longa” e conhecidos pela música “Letícia”, o hit foi sucesso em várias rádios do Espírito Santo.

Em segundo lugar, a Banda Gelo-Nove, do município de Alegre-ES, garantiu o segundo lugar, recebendo o prêmio de R$ 3 mil reais e a gravação do CD. Uma banda com repertório variado entre covers e autorais. O terceiro lugar ficou com a Banda Machimbo, da Serra-ES. O primeiro trabalho lançado em 2012 resultou no CD “A Dança dos Ventos”, com oito faixas autorais.

As bandas, Tata Chama e as Inflamáveis, de Juiz de Fora-MG, levando todo a singeleza e o astral positivo de um grupo de mulheres que transformam suas paixões pelas forças da natureza e o interior humano em música e a KM2R, de Atílio Vivacqua-ES, formada por jovens que já fazem sucesso no Youtube com covers e música autorais e detalhe, foi no palco da Virada Cultural Raul Sampaio, a primeira apresentação pública da banda.

Data de Publicação: quinta-feira, 09 de agosto de 2018