MARATAÍZES É PRESENÇA CONFIRMADA NO DESFILE CÍVICO-MILITAR EM GUARAPARI

Marataízes será destaque entre os 15 municípios que se preparam para participar do Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro, promovido pelo Governo do Estado. A organização espera a participação de 5 mil pessoas que desfilam em comemoração a Independência do Brasil, na Praia do Morro, em Guarapari, com início às 9h. A ocasião contará com a presença de diversas autoridades estaduais e municipais, dentre eles, o Governador do Estado Paulo Hartung.

Pela primeira vez o município de Marataízes participará do desfile, que desde 2015, deixou de acontecer em Vitória e, por decisão do Governo do Estado, passou a ser itinerante. Antes de Guarapari, a parada cívico-militar esteve nas cidades de Cariacica, em 2015 e 2016, e Linhares, em 2017.

Segundo Coronel Daltro Ferrari, Chefe da Casa Civil do Estado, a escolha de Guarapari se deve a uma questão das corporações que vão desfilar e também por ser parte da região sul do Espírito Santo, já que o evento foi realizado em Linhares, na Região Norte, em 2017.

O governador Paulo Hartung assinou o Decreto Estadual 4.281 – R, no dia 10 de julho de 2018, que institui a Semana da Pátria, entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro. Neste período serão realizadas ações em Guarapari e Vitória em alusão à independência brasileira, segundo o coronel Ferrari.

Além de Marataízes, grupamentos de outros municípios da Região Sul,  como, Guarapari, Alfredo Chaves, Aracruz, Atílio Vivacqua, Domingos Martins, Iconha, Itapemirim, Mimoso do Sul, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul , São Gabriel da Palha e Viana e ainda, diversas instituições como a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Exército e Marinha.

Marataízes estará representada por uma das tradicionais escolas da rede municipal de ensino, a EMEF “Maria da Glória Nunes Nemer”, que levará a sua Banda Marcial, sob a regência do maestro Flávio Marvila, Corpo de Baliza, Corpo de Arco e Fita e alunos da Educação de Jovens e Adultos e do Ensino Regular. Ao todo, desfilam 230 alunos.

“Uma honra ver o município de Marataízes sendo destaque no Estado no contexto histórico e cultural. Temos muitas histórias para contar e a educação é uma das nossas prioridades. Agradeço a disponibilidade da escola e dos alunos em participar desse momento tão importante para a nossa nação, data na qual celebramos a Independência do Brasil.” diz o secretário de educação, Evaldo Batista da Silva.

56 anos de história
A EMEF “Maria da Glória Nunes Nemer” fundada em 25 de abril de 1962, atualmente está localizada na Rua Anibal Machado, nº 01, Bairro Ilmenita. O nome foi uma homenagem à atuante professora Maria da Glória, que demonstrou um grande interesse pela educação dos moradores locais. O prédio onde a escola funciona foi construído e mantido pelo Governo do Estado, até o ano de 2008 e após o processo de municipalização passou a ter como mantenedora a Prefeitura Municipal de Marataízes.
Atualmente sob a direção de Erondina da Silva Paes Almeida, atende aproximadamente 1257 alunos nos três turnos, matutino, vespertino e noturno, oferendo desde o ensino fundamento ao EJA (Educação de Jovens e Adultos). No quadro funcional a escola conta com 125 profissionais.

Data de Publicação: terça-feira, 28 de agosto de 2018