Prefeitura de Marataízes promove curso de Corte e Costura “Direto ao Ponto” em parceria com o Senar em Lagoa Funda

E na tarde nesta terça-feira (25) o secretário de assistência social, João Antônio Neto, acompanhado da diretora do trabalho, Solane Porto e o assessor técnico administrativo, Hamilton Risperi Dias, visitou o curso de Corte e Costura “Direto ao Ponto”, promovido pela Prefeitura Municipal de Marataízes através da Secretaria de Assistência Social em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, numa sala cedida pela Secretaria de Educação na EMEF Antônio Serafim, localizada em Lagoa Funda.

Com carga horária de 120 horas, 12 alunas aprendem todos os processos e recebe a certificação para costurar calças sociais, saias de babados, coletes, cinta modeladora dentre outras peças do vestuário, além de aprender a modelagem de outros tipos de roupas. O curso ministrado pela instrutora, Maria Pereira, teve início na última segunda-feira, dia 17 de setembro.

“Incentivar e capacitar pessoas, através de programas e cursos, é um dos objetivos da secretaria. Essa é mais uma oportunidade que a prefeitura oferece para que o munícipe possa inovar e se capacitar para o mercado de trabalho. Agradeço a cada uma pela disponibilidade, pois estamos preocupados em oferecer atividades produtivas, possibilitando a geração de renda. Desejo que sejam perseverantes e possam concluir o curso que certamente agregará muitas oportunidades na vida de cada uma de vocês.”, destaca o secretário da pasta, João Antônio Neto.

Segundo o secretário, ainda no início de outubro a prefeitura disponibilizará cursos na área da beleza e panificação para munícipes cadastrados no CadÚnico, Programa do Governo Federal. O cadastro é feito no Centro de Referência em Assistência Social – CRAS no Bairro Candinha, disponível para quem possui renda inferior a três salários mínimos, comprovante de residência e documentos pessoais (CPF e Título de Eleitor).

O curso está previsto para encerrar no dia 05 de outubro (sexta-feira) e segundo a diretora do trabalho, Solane Porto, um desfile será promovido para apresentar as peças confeccionadas pelas alunas. E ressalta, “além do curso de capacitação na área técnica como o de corte e costura e tantos outros, a prefeitura oferece meios gratuitos de evoluir para o mercado de trabalho com consultoria de empreendedorismo em parceria com o Sebrae, palestras de vendas e marketing, caravanas na área da moda como tivemos no mês de agosto para o Vitória Modas. Oportunidades não faltam, basta perseverar e se qualificar.” diz.

Para o assessor técnico, Hamilton Risperi Dias, o olhar do governo municipal, do Senar é abrangente, mas nada aconteceria se essas mulheres não tivessem o desejo de aprender. “Ter um ofício trás beneficio para a família e ainda, tende a melhorar a saúde ocupacional, pessoal e isso vale muito a pena. Parabéns a todas as alunas e a coordenação do curso.” Destaca.

Para a aluna, Geralda Aparecida dos Santos Nobre, moradora de Lagoa Funda, participar do curso tem sido muito gratificante, segundo ela, está tendo a oportunidade de aperfeiçoamento na arte da costura. Encantada pelo colete que surgia das suas mãos, Geralda elogiou a instrutora e disse que aprendeu a ‘costura francesa’ e que não tem moleza no curso, todas trabalham e que não é fácil, mas que a cada dia se superam e que estão aprendendo e tirando todas as dúvidas. “Eu já costurava, mas não conhecia a técnica. Agora estou aprendendo do jeito correto de fazer.” Relata.

Segundo a instrutora, as alunas recebem um certificado de peso, reconhecido em qualquer lugar. “Aprendia a costurar aos 13 anos e foi a profissão que me possibilitou criar meus filhos. Sou costureira há 40 anos. O mercado precisa de profissionais qualificados. Tem fábricas fechando as portas por falta de costureiras, é só aprender, porque o mercado está precisando urgente desses profissionais.” Alerta Maria Pereira, instrutora Senar há 10 anos.

Data de Publicação: quarta-feira, 26 de setembro de 2018

ACOMPANHE A PREFEITURA


Endereço:
Av. Rubens Rangel, 411 - Cidade Nova
CEP 29.345-000 - Marataízes