Marataízes conclui ciclo de Oficinas de Planificação da Atenção à Saúde nesta quarta-feira (24)

Acontece nesta quarta-feira (24), a partir das 13 horas, no Auditório da Pousada Alto da Praia no bairro Cancelas, em Marataízes, o encerramento das Oficinas de Planificação da Atenção à Saúde, com a presença de diversos profissionais da área.

As Oficinas de Planificação iniciaram no mês de março, sendo esta uma diretriz da Secretaria Estadual de Saúde, com o objetivo de reorganizar os processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde, e consequentemente melhorar a qualidade no atendimento no sistema de saúde pública do Espírito Santo.

O momento contou com 3 Tutores e 7 Facilitadores, responsáveis pela qualificação de aproximadamente 300 profissionais de saúde, com o objetivo de aprimorar os processos de trabalho e consequentemente atender com qualidade e eficiência os munícipes que utilizam os serviços de saúde de toda a rede municipal.

Este processo ocorreu através da pactuação da Superintendência Regional Sul, com todos os gestores municipais da Região Sul de Saúde, contemplando 26 municípios. Dentro do planejamento, foram identificados pelos municípios, Tutores e Facilitadores, profissionais estes responsáveis pela qualificação de toda a Rede de Serviços.

Foram realizadas 06 Oficinas de Planificação em Saúde. 
Oficina 1 – Redes de Atenção à Saúde 
Oficina 2 – Atenção Primária à Saúde 
Oficina 3 – Território e Vigilância em Saúde 
Oficina 4 – Atenção aos Eventos Agudos e Condições Crônicas 
Oficina 5 – Assistência Farmacêutica e Apoio Diagnóstico 
Oficina 6 – Monitoramento e Avaliação na Atenção Primária à Saúde

O momento é considerado um dia significativo para a Saúde Pública. Segundo o Secretário de Saúde, Alberto Mello, avalia que por meio desse importante trabalho coletivo, o município de Marataízes dá um salto importante para promover um novo cuidado à saúde da população, com novos processos de trabalho e de forma integrada. Diz ainda que será um marco para o município, que aguardava ansiosamente por essas melhorias na saúde.

“Foi um longo e maravilhoso caminhar, e, os resultados, pouco a pouco serão visualizados e reconhecidos por todos, gestores, equipes de saúde e, especialmente, pelos moradores de Marataízes – razão de ser de toda nossa construção coletiva. Finalizamos uma etapa de um processo que terá continuidade para consolidar a efetividade das ações de saúde no Município de Marataízes.” Destaca o secretário.

Conheça equipe de Facilitadores/Tutores que participaram da Planificação da Saúde de Marataízes:

Amanda Jabor Ribeiro 
Débora Nunes Fernandes 
Emanuelle Cevidanes Pereira 
Heliana Mara Souza Fonseca 
Marilia Adiverci 
Nathalia Augusta Coelho S. Franco Rocha 
Paulo Vinicius Cordeiro Novais 
Raquel Galante Freire 
Rayanne Rangel Pereira 
Sônia Pereira de Brito

Data de Publicação: terça-feira, 23 de outubro de 2018

ACOMPANHE A PREFEITURA


Endereço:
Av. Rubens Rangel, 411 - Cidade Nova
CEP 29.345-000 - Marataízes