Conselho Municipal dos Direitos Da Criança e Adolescente Promove XI Conferência em Marataízes

Foi realizada nesta terça-feira (20), no auditório do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Marataízes. O evento promovido pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Marataízes através da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Trabalho.

Com o tema "Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências", discutiu cinco eixos temáticos, sendo, Eixo I: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Eixo II: Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Eixo III: Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Eixo IV: Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; Eixo V: Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.

A programação foi marcada com duas belíssimas apresentações culturais, com o Grupo “Ministério de Libras” dos Desbravadores e o Grupo de Capoeira Raiz da Força. Na ocasião oi aprovado o Regimento Interno e apresentado as deliberações da XI Conferência. A palestra magna sobre “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento às Violências” foi ministrada pelo professor, assistente social e conselheiro, Paulo Santos Freitas Junior, de Campos dos Goycatazes-RJ, e em seguida, trabalho em grupos sobre cinco eixos temáticos, formulação de respostas, deliberação das propostas e apresentação e Eleição dos Delegados.

O evento teve uma expressiva participação dos adolescentes, alunos das escolas, Laurea Freire, Maria da Glória Nunes Nemer, Antônio Serafim, Sebastião de Almeida, Pontal, José Marcelino, Imburi, Domingos José Martins e Padre Otávio Moreira, membros do Desbravadores e Apae de Marataízes e ainda, a representatividade da Pastoral do Menor da Paróquia Santíssima Trindade. “A participação da criança e do adolescente é de extrema importância para apontarem os desafios a serem enfrentados e definirem ações que proporcionem o pleno acesso ao sistema de garantia de direitos.” Explica Juçara Santa Torres, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

No final da programação, foi realizada eleição dos delegados que irão representar o município de Marataízes na Conferência Estadual, que ocorre em Vitória até julho de 2019.

Data de Publicação: quarta-feira, 21 de novembro de 2018