Prefeito de Marataízes concorre ao IX Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

O prefeito de Marataízes, Robertino Batista da Silva, irá concorrer ao IX Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A premiação é concedida a prefeitos municipais e administradores regionais de todo o Brasil que implantaram projetos com resultados comprovados com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios do município.

O projeto inscrito na categoria “Inovação e Sustentabilidade” é o “Flores do Mar”, que consiste na criação de artesanato, através de escamas de peixe recolhidos no município de Marataízes e adjacências, onde a matéria prima é abundante. Através desse material inusitado, as artesãs produzem peças de decoração, utilitários e acessórios femininos.

Marataízes é o primeiro município do Estado do Espírito Santo a desenvolver a técnica e ter o curso de escamas de peixe aprovado pelo Senar. Atualmente 13 mulheres estão inseridas no Projeto Flores do Mar, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Marataízes através da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Trabalho e a Superintendência do Trabalho e as parcerias do Sebrae e Senar. O grupo recebe estrutura para trabalhar de maneira conjunta ou individual, visando a sustentabilidade, material de baixo custo, a geração de renda e o empoderamento das artesãs.

“Unimos a geração de renda com a sustentabilidade ambiental. O trabalho realizado pelas artesãs é algo peculiar, bem diferente da maioria dos artesanatos que já conhecemos. As escamas que poderiam poluir o meio ambiente transformam-se em peças belíssimas através da criatividade dessas mulheres. Parabenizo à artesãs pela dedicação e pelos trabalhos e a todos os envolvidos das secretarias de assistência social e planejamento pelo empenho na execução deste projeto." ressalta o prefeito Tininho Batista

O apoio da atual administração às artesãs é constante. Todos os eventos realizados pelo município o grupo produtivo “Flores do Mar” expõe seus artesanatos para apreciação e comercialização.

Exposição Flores do Mar
Na próxima terça-feira (27) das 8h às 12h, no térreo da Prefeitura de Marataízes está previsto um Workshop com as artesãs do Projeto Flores do Mar. Na ocasião, os visitantes poderão conhecer todos os processos de confecção das peças artesanais, desde a limpeza das escamas de peixe até o passo a passo da montagem dos artesanatos.

Data de Publicação: quinta-feira, 22 de novembro de 2018

ACOMPANHE A PREFEITURA


Endereço:
Av. Rubens Rangel, 411 - Cidade Nova
CEP 29.345-000 - Marataízes