Prefeitura de Marataízes apoia doação de sangue neste sábado (08)

O ônibus do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) estará em Marataízes recebendo doação de sangue neste sábado (08), em frente à Unidade Básica de Saúde Marataízes I, próximo aos Correios. A iniciativa é do Rotary Club de Marataízes com o apoio da Prefeitura Municipal de Marataízes através da Secretaria de Saúde. A ação acontece das 7h às 16h.

A previsão é coletar 100 bolsas de sangue, visando reforçar o estoque para atender com segurança às unidades hospitalares e também sensibilizar a população sobre a importância das doações regulares. Também haverá cadastro para doações de medula óssea.

A realização da coleta externa tem como objetivo aumentar o número de doações de sangue e manter adequados os estoques, principalmente com sangue fator RH negativo (O-, A-, B-, AB-).

Para doar sangue é preciso ter idade mínima de 16 anos (16 e 17 anos mediante consentimento formal do responsável legal), ter idade máxima de 70 anos incompletos (desde que a primeira doação tenha ocorrido antes dos 61 anos).

O doador voluntário deverá seguir algumas dicas para o dia: Pesar acima de 50 kg, ter dormido bem na noite anterior à doação, não estar em jejum e fazer repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação. Além disso, não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas antes da doação, evitar fumar pelo menos 2 horas antes e depois da doação. Evitar, também, ingerir alimentos gordurosos e, caso tenha almoçado, a doação deve ocorrer 3 horas após.

Não esquecer de apresentar documento de identidade oficial com foto, válido em todo território Nacional (Carteira de identidade, de trabalho, habilitação, passaporte). A pessoa deve estar se sentindo bem.

Para solicitar a unidade móvel é preciso entrar em contato com o hemocentro estadual pelo e-mail hemoes.coletaexterna@saude.es.gov.br

 

 

Data de Publicação: quarta-feira, 05 de dezembro de 2018

ACOMPANHE A PREFEITURA


Endereço:
Av. Rubens Rangel, 411 - Cidade Nova
CEP 29.345-000 - Marataízes