Prefeitura de Marataízes investe em novos mobiliários e reforma na Casa de Passagem

A Casa de Passagem de Marataízes passa por reformas em sua estrutura interna e externa, desde o último dia 08 de janeiro de 2019. O local acolhe crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses de idade, destituídos de pátrio poder, em situação de risco, vulnerabilidade social, abandono ou cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.
 
Segundo a secretária de Assistência Social, Andreia Duarte, o local recebe novas instalações na rede elétrica e hidráulica, ampliação de dois sanitários, novas portas e janelas, portões externos, pias de inox para banho em bebês, troca dos ventiladores, novas luminárias, nova cobertura com telhado de madeira tratada com cupinicida (prevenção contra cupins) e pintura geral interna e externa. Além dessas melhorias, estamos investindo em novos mobiliários para equipar a casa." ressalta.
 
“A prioridade da atual administração é ofertar um local digno e seguro para receber, acolher e atender os menores do nosso município, e para os nossos profissionais que ali atendem, o intuito é oportunizar melhores condições de trabalho. Além da reforma, estamos mobiliando toda casa.” Ressalta a secretária.
 
Durante o período de reforma, o atendimento está em novo endereço, na Rua José Brás Faria na Cidade Nova, e atende pelo telefone 3532-1308. Segundo a coordenadora da Casa de Passagem, Iara Adame Muqui, o local atende 24 horas e conta com 13 profissionais qualificados para atender bem aos menores.
 
A empresa vencedora para a execução da obra de reforma e ampliação é a Braço Forte Reformas em Geral Eireli Ltda. O valor do investimento é de R$ 83.605,450, proveniente de recursos vinculados da Secretaria de Assistência Social (Fundo a Fundo), com previsão para ser entregue em abril deste ano.
 
 
➡️Como funciona?
As crianças e adolescentes são encaminhadas para acolhimento na Casa de Passagem, através do Conselho Tutelar pelo Poder Judiciário ou Ministério Público.
 
São competências da Casa de Passagem: acolhimento e escuta qualificada; Visita domiciliar à família; diagnóstico socioeconômico; construção do plano individual e familiar de atendimento; elaboração de estudo social, relatórios e prontuários; inserção em projetos/programas de capacitação e preparação para o mundo de trabalho; fortalecimento da função protetiva da família; articulação da rede socioassistencial e os serviços de outras políticas públicas.
 
As crianças e adolescentes serão devidamente acolhidas por determinação do Juizado da Vara da Infância e Adolescência, Família, Órfãos e Sucessões, sendo condicionada as saídas somente com autorização do mesmo Juizado, para retorno a família biológica ou para adoção.

Data de Publicação: quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

ACOMPANHE A PREFEITURA


Endereço:
Av. Rubens Rangel, 411 - Cidade Nova
CEP 29.345-000 - Marataízes