Campanha de Vacinação contra o Sarampo para crianças a partir de 6 meses começa nesta segunda-feira (7) em Marataízes

Campanha de Vacinação contra o Sarampo para crianças a partir de 6 meses começa nesta segunda-feira (7) em Marataízes

A partir de segunda-feira (7), começa a nova Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em todas as Unidades Básicas de Saúde de todo o Brasil, com foco em dois grupos. O primeiro vai de 7 a 25 de outubro e irá imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, com o dia D de vacinação no dia 19 de outubro. Já o segundo grupo, previsto para iniciar no dia 18 e novembro, será direcionado para adultos na faixa-etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia.

A meta é vacinar 2,6 milhões crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos. Para isso, o Ministério da Saúde garantiu a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos. Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios.

Em Marataízes, a Secretaria Municipal de Saúde através do Programa de Imunização informa que a vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde do Caic, Barra, Marataízes I (próxima aos Correios) e Lagoas Dantas, das 7h às 15h. Não se esqueça de levar o cartão do SUS e a caderneta de Vacinação.
.
.
Importância da vacina
O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida de pessoa para pessoa por tosse, espirros, fala ou respiração e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença. As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de um ano de idade e desnutridas, podendo levar à morte.

A doença é tão contagiosa que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. A transmissão pode ocorrer entre 4 dias antes e 4 dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo.

Os sintomas são: Febre alta; Tosse; Coriza; Conjuntivite; Exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo) e outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarreia também podem ocorrer.

Quem já teve a doença não corre o risco de ser contaminado pelo vírus novamente. As complicações da doença são: otites, infecções respiratórias e doenças neurológicas, e em casos mais graves podem provocar a redução da capacidade mental, surdez, cegueira e retardo do crescimento.

Data de Publicação: segunda-feira, 07 de outubro de 2019

ACOMPANHE A PREFEITURA


Endereço:
Av. Rubens Rangel, 411 - Cidade Nova
CEP 29.345-000 - Marataízes


Telefone:
(28) 3532 3410 / (28) 3532 7699