TV EDUCATIVA-ES DEDICA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE LANÇAMENTO, PARA O DOCUMENTÁRIO “OS OLHOS DE IVAN”, DO CINEASTA ZÉ PEIXOTO

22 de setembro de 2022 às 00h00.

Começa nesta sexta-feira, na TVE ES - Canal 21, uma semana de programação especial, dedicada ao lançamento em TV, do documentário de longa-metragem “OS OLHOS DE IVAN”, com roteiro, produção e direção do cineasta Zé Peixoto. A programação da TV ES começa com a exibição do programa CURTA VIDEO, com direção e produção de Márcia Gaudio. O programa vai ar nesta sexta-feira, 23 de setembro, às 23:30 horas, com reprise na terça-feira, dia 27, às 23 horas. O CURTA VIDEO consagrado ao filme, foi gravado no emblemático Palácio das Águias, da Barra do Itapemirim, e vai mostrar os bastidores das filmagens em Marataízes, com a exibição de um trailer exclusivo do filme, e depoimentos do cineasta Zé Peixoto sobre o processo de criação e de realização do projeto. A exibição do documentário acontecerá no dia 29 de setembro, sexta-feira, no Programa TVE CINEMA, com direção de Walmir Segundo.
 
O documentário de Zé Peixoto foi produzido com recursos da Lei Aldir Blanc, e o apoio da Secretaria de Cultura de Marataízes. O filme conta a história de Ivan Santana, um reconhecido carpinteiro naval do Porto da Barra do Rio Itapemirim, às vésperas de completar 100 anos. O personagem de Ivan encarna a memória viva de alguns dos fatos mais importantes da história do século XX, em cenários exuberantes do Porto da Barra do Rio Itapemirim. A trama se desenvolve em 1943, em pleno Estado Novo, com Getúlio Vargas declarando a entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial. O filme documentário mostra passagens da vida do protagonista, e resgata a importância da preservação da nossa memória, como símbolo de cidadania, e o seu papel na conscientização histórica das futuras gerações.
 
A produção do documentário “OS OLHOS DE IVAN” faz parte de um projeto que vem sendo desenvolvido pelo cineasta na região, implementando as bases de um núcleo de produção audiovisual no sul capixaba. A assinatura de Zé Peixoto no documentário, reforça a sua intenção de ampliar cada vez mais ações na área cultural, assim como incentivar a formação de profissionais do setor audiovisual.
 
Com o apoio da Secretaria de Cultura do município, documentário contou com um alto rendimento de sua equipe técnica, totalmente focada no projeto. “Aqui fazemos de um limão uma limonada, e no final a gente se dá conta que tudo é uma questão de planejamento”, afirma Ivilisi Soares, produtora executiva e parceira na elaboração de todo o processo de produção do documentário. Já na opinião do diretor de produção, Walmir della Cruz, tudo é possível quando existe um detalhamento preciso do projeto. “Talvez, por ser artista plástico, sempre vi o documentário como uma pintura. A imagem é só aquilo que cabe dentro do quadro. Em “OS OLHOS DE IVAN” toda a equipe técnica tinha um mesmo olhar neste sentido. ”, conclui della Cruz.  Já segundo o roteirista, produtor e diretor do projeto, um dos pontos essenciais da produção foi poder contar com uma equipe jovem e com muita garra de fazer e aprender fazendo. Segundo Zé Peixoto, "não podemos esquecer o papel fundamental da arte entre os jovens, pois estimula a formação de novos públicos e o gosto pelo cinema, além de revitalizar o valor da cultura como parte fundamental da identidade do cidadão”.

DOCUMENTÁRIO “OS OLHOS DE IVAN”
 
Baseado em fatos reais, o documentário-ficção recria passagens da vida do emblemático carpinteiro naval Ivan Santana, ambientadas em 1943, no Porto da Barra do Itapemirim. A biografia de Ivan, prestes a completar 100 anos em 2021, confunde-se com a própria história da região do Porto, onde dedicou sua vida à família e ao oficio de construir barcos e navios de grande porte.  

O filme pode ser visto como um mosaico de situações cotidianas, que ilustram uma crônica social e política do sul capixaba durante a década de 40 do século passado. A narrativa do documentário intercala essas reconstruções de época, com narrativas poéticas, centradas nos principais monumentos que compõem o patrimônio arquitetônico e natural da Barra do Itapemirim. Os cenários naturais do velho Trapiche, da Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, do Palácio das Águias ou da antiga Oficina da Estrada de Ferro de Itapemirim, fundem-se às imagens exuberantes do Porto da Barra e do Rio Itapemirim com suas garças e manguezais. Cada um destes cenários exuberantes serve de pano de fundo, para ilustrar fatos históricos que destacaram essa região como a mais promissora do Espirito Santo, até entrar em decadência, a causa do assoreamento do Itapemirim e da transferência do comércio para outras regiões do estado.  Em paralelo à recriação de “causos” pitorescos de Ivan Santana, e aos relatos históricos de um mundo mergulhado na Segunda Guerra Mundial, o filme intercala trechos de entrevistas com membros da equipe de filmagem. Estas entrevistas, colhidas em plena pandemia da Covid 19, revelam acontecimentos inesperados durante a produção do documentário, e retratam o impacto da morte diante das vítimas do Corona vírus. Não é exagero afirmar que o documentário “O OLHO DE IVAN” acabou se transformando em uma importante denúncia contra o descaso e o abandono, do patrimônio material e imaterial em nosso país, refletindo sobre a necessidade de ações concretas e urgentes para a preservação de nossa memória histórica. Rodado em Marataízes, com uma equipe técnica inteiramente da região, o filme apresenta um tratamento visual e sonoro de grande rigor estético, e apresenta o ator Glauber Diego no papel de Ivan Santana, com a participação especial de Marya Salvatierra.


  
LINK DA CHAMADA DO CURTA VIDEO TVE ES
https://youtu.be/CgSziIkMWlU
  
CANAL YOUTUBE BELOZE PRODUÇÕES
https://www.youtube.com/user/belozeproduccions007/featured
 
 TELEFONE PARA CONTATO
Zé Peixoto (28) 35323911 / (28) WhatsApp (028) 988080957 / jlnunespeixoto@gmail.com

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram

Horário de funcionamento

De 08h00 às 17h00.
O uso de máscara de proteção facial, que cubra o nariz e a boca é obrigatório.

Telefone

(28) 3532 3410 / (28) 3532 7699

Endereço

Av. Rubens Rangel, n° 411 - Cidade Nova - Marataízes/ES - CEP: 29345000

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Marataízes - ES. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.